FICO e SONDA anunciam aliança estratégica para impulsionar transformação digital

28 de janeiro de 2020

Parceria unirá as tecnologias avançadas da FICO com as soluções da SONDA. O setor público será o foco da atuação, que também engloba as verticais de Utilities, Varejo e Manufatura

Notícias corporativas 28 de janeiro de 2020

São Paulo, 28 de janeiro de 2020 —

A FICO (NYSE:FICO), fornecedora líder de tecnologia de análise e gerenciamento de decisões, e a SONDA, maior empresa latino-americana de serviços de TI, anunciam uma aliança estratégica para impulsionar a transformação digital em empresas brasileiras. A parceria é a primeira dentro do programa de canais da FICO para a América Latina e inclui, como ponto inicial da estratégia, a otimização da solução Comply da SONDA, com as tecnologias avançadas da FICO de analíticos, Inteligência Artificial e Machine Learning.

A parceria com a SONDA terá um papel altamente estratégico dentro dos planos da FICO para o Brasil e, posteriormente, na região. As companhias atuarão de forma conjunta principalmente no setor público, além das verticais de Utilities, Varejo e Manufatura. "O objetivo é oferecer toda a expertise da FICO já comprovada pelos bancos privados agora para os bancos públicos, e também expandir sua atuação para outros segmentos", explica Daniela Fontolan, diretora de Canais e Alianças da FICO para a América Latina e Caribe. "Ao acoplar nossa inteligência e capacidade analítica às soluções da SONDA, e a sua expertise nos mais variados mercados, seremos capazes de desenvolver ainda mais os negócios no país, provendo aos clientes o que há de mais avançado em tecnologia para a tomada de decisões", explica a diretora.

"A parceria com a SONDA nos traz uma perspectiva de cobertura para indústrias e países na América Latina que até então não tínhamos capilaridade. Esse é o início de um programa que deve crescer potencialmente nos próximos anos", afirma Alexandre Graff, vice-presidente e diretor-geral da FICO para América Latina e Caribe.

O Comply da SONDA é uma solução pioneira para governança fiscal e compliance. Composto por um conjunto de funcionalidades que agrega valor diretamente à operação e gestão das áreas fiscais/tributárias das empresas, a tecnologia é disponibilizada no modelo SaaS (Software as a Service - ou software como serviço) ou on-Premisse (Software instalado no ambiente do cliente). Seu escopo atende não somente à geração de obrigações fiscais nas esferas federal, municipal e estadual, mas também possibilita que as empresas obtenham uma completa gestão de todas as etapas e atividades necessárias para que este processo seja concluído com sucesso.

"O Comply resulta do esforço combinado de diferentes áreas da SONDA para que pudéssemos desenvolver um produto inovador, ágil e capaz de solucionar os principais processos das áreas fiscais e tributárias de médias e grandes empresas. Temos recebidos respostas muito positivas dos nossos clientes, o que nos deixa mais confiantes em expandir nossas capilaridades e parcerias", comenta Caio Silva, vice-presidente de Aplicativos.

"A SONDA vem buscando ajudar seus clientes em toda a América Latina a atravessar o processo de Transformação Digital, que traz mudança de cultura nas empresas, possibilidades de novas fontes de receita e maior eficiência operacional. Para esse resultado ser alcançado, auxiliamos as empresas a identificar as tecnologias e processos inovadores por meio de parcerias como a da FICO", afirma Adriano Espósito, Diretor de Digital Experience e Inovação da SONDA para América Latina.

Dentro das verticais-chave da parceria entre as duas empresas, as tecnologias de tomada de decisão da FICO que serão adicionadas nas soluções integradas da SONDA são FICO® Decision Management Suite (DMS), FICO® Decision Management Platform (DMP), FICO® Xpress Optimization e FICO® Blaze Advisor® Decision Rules Management System. Tanto o FICO DMS quanto o FICO DMP proporcionam aos clientes uma forma fácil de avaliar, customizar, implementar e escalar soluções de gerenciamento de decisão e analíticos. Já o FICO Xpress e o FICO Blaze permitem a rápida otimização de soluções e a maximização de decisões em alto volume, respectivamente.

Expansão dos negócios
Segundo Fontolan, a SONDA tem exatamente o perfil de parceiro integrador que a companhia procura, sendo capaz de conduzir o cliente pela jornada de transformação digital suportada pelas tecnologias FICO.

A parceria também deve desempenhar papel fundamental para a área de Transformação Digital da SONDA, cujo modelo será replicado para outros países da América Latina, incluindo Chile e Colômbia, ao decorrer deste ano. "A experiência e maturidade dos profissionais da FICO, somadas às suas tecnologias inovadoras, nos trazem tranquilidade e segurança para expandir os nossos negócios na região", conclui Espósito.

Daniela Fontolan ingressou na FICO em julho de 2019 com a missão de criar o programa de canais. A executiva tem passagem por grandes empresas de TI como, SAS, Oracle, SAP, CA e Officer.

Sobre a SONDA (www.sonda.com/br)
A SONDA é a maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com receita de USUS$ 1.152 bilhão em 2018 e 17 mil funcionários. A companhia tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. No Brasil, a SONDA mantém escritórios próprios nos 26 estados brasileiros, com mais de 8 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com 7 Centros de Serviços, 1 Centros de Inovação e 3 Data Centers. A receita da companhia no Brasil em 2018 foi de USUS$ 3.291 milhões.

A FICO fortalece decisões que ajudam pessoas e negócios a prosperarem em todo o mundo. Fundada em 1956 e baseada no Vale do Silício, a companhia é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar as decisões operacionais. A FICO detém mais de 180 patentes globais de tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e o crescimento dos negócios para as áreas de serviços financeiros, telecomunicações, saúde, varejo e muitas outras. Usando as soluções da FICO, empresas em mais de 100 países realizam diversas transações desde proteger 2,6 bilhões de cartões de pagamento contra fraudes e ajudar pessoas a conseguir crédito até garantir que milhões de aviões e carros alugados estejam no local correto na hora exata. Saiba mais em https://www.fico.com/br.

Ou ainda em https://twitter.com/fico & http://www.fico.com/en/blogs/. Para notícias e press releases, acesse www.fico.com/news. FICO é a marca registrada da Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e outros países.

Public Relation – FICO