Zum Hauptinhalt wechseln
Nahaufnahme von Händen auf Laptop

23. Juli 2012

CPqD anuncia a criação da Zelox, que vai fornecer soluções de prevenção à fraude para empresas brasileiras na modalidade SaaS com tecnologia FICO

23. Juli 2012

SÃO PAULO, 23 de julho de 2012 — A FICO (NYSE:FICO), líder mundial no fornecimento de soluções analíticas e tecnologia de gerenciamento de decisões, anunciou hoje que vai oferecer ao mercado brasileiro a ferramenta FICO™ Falcon™ Fraud Manager na modalidade Software como um Serviço (SaaS) por meio da Zelox, nova empresa criada pelo CPqD. A solução integrada da Zelox de prevenção à fraude e gestão de eventos incorpora a ferramenta FICO Falcon, líder de mercado em controle de fraudes, e dará às pequenas e médias empresas de crédito brasileiras uma forma de reduzir as perdas e melhorar a experiência do cliente a baixo custo.

A nova empresa foi apresentada ao mercado no dia 20 de junho em São Paulo, durante o CIAB Febraban 2012, congresso e feira de TI para instituições financeiras.

Grandes instituições financeiras no Brasil já utilizam a solução integrada de prevenção à fraude e gestão de eventos do CPqD para detectar fraudes em tempo real, em sistemas eletrônicos de transações, envolvendo pagamentos e outras atividades com cartões de débito, crédito e internet. "Agora que a solução está disponível na modalidade SaaS, torna-se atraente também para instituições financeiras de menor porte, que processam um volume menor de transações", disse Hélio Graciosa, presidente do CPqD. "O custo é proporcional ao número de cartões monitorados, e os assinantes do serviço não precisam fazer nenhum investimento inicial, nem em licenças de software, nem em infraestrutura para rodar o sistema".
A plataforma de serviços Zelox foi desenvolvida pelo CPqD com tecnologia da Algar e da FICO. A solução de prevenção à fraude se baseia em modelos FICO de rede neural e perfil dos titulares dos cartões para atribuir uma pontuação, ou score, a cada transação, e encaminhar as transações consideradas suspeitas a analistas especializados, e não aos atendentes do call center.

“É uma solução realmente inovadora, baseada em infraestrutura tecnológica segura, de alto desempenho, que permite processar grandes volumes”, explicou Alexandre Gomes, diretor executivo da Zelox. “Os modelos preditivos foram desenvolvidos especialmente para o mercado brasileiro”.

"Agora que FICO Falcon Fraud Manager faz parte dos serviços da Zelox, as pequenas instituições de crédito no Brasil terão acesso à mesma tecnologia utilizada pelos maiores bancos do mundo para proteger seus clientes”, disse Andreas Suma, diretor sênior da FICO para a América Latina. “Isso vai permitir que as instituições financeiras pequenas e médias detectem novos tipos de fraude, nunca identificados no passado e, ao mesmo tempo, que fortaleçam o relacionamento com o cliente, ao oferecer maior proteção e menos interrupções no uso legítimo do cartão”.

A ferramenta FICO™ Falcon™ Fraud Manager é a solução mais precisa e abrangente para a detecção de fraude em pagamentos com cartão, que hoje protege mais de 2,5 bilhões de cartões no mundo inteiro. Mais de 40 % de todos os cartões de crédito emitidos por bancos no Brasil já estão protegidos por FICO Falcon Fraud Manager.

Sobre o CPqD
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 35 anos, conta com mais de 1,3 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.
Siga o CPqD no Twitter: http://twitter.com/cpqd

Sobre a Algar Tecnologia
Com mais de 12 mil profissionais, a Algar Tecnologia atua no mercado corporativo há 13 anos, oferecendo soluções em tecnologia para processos de negócios para uma carteira de clientes formada por mais de 200 corporações de expressão nacional e internacional.

Sobre a FICO
A FICO (NYSE: FICO) oferece soluções de análises preditivas de alta qualidade que conduzem a decisões mais inteligentes. O uso da matemática para prever o comportamento do consumidor tem transformado indústrias inteiras e revolucionou a forma como é gerenciado o risco e como são comercializados os produtos. As soluções inovadoras da FICO ajudam a medir o risco de crédito, a gerenciar contas de crédito, identificando e minimizando o impacto das fraudes, e a personalizar as ofertas de consumo com uma precisão milimétrica. A maioria dos grandes bancos do mundo, bem como as principais seguradoras, o comércio varejista, as empresas farmacêuticas e os organismos públicos confiam nas soluções da FICO para acelerar o crescimento, controlar os riscos,aumentar os benefícios e cumprir com as normas de regulamentação e compliance. FICO: Make every decision count™.
Para informações, notícias ou recursos para a imprensa sobre a FICO acesse www.fico.com/news.

Declarações da FICO referentes a informações com caráter de projeção
Exceto pelas informações históricas aqui contidas, as declarações deste comunicado de imprensa que dizem respeito à FICO ou a seus negócios têm caráter de projeção dentro do significado de "safe harbor" pela lei dos Estados Unidos denominada Private Securities Litigation Reform Act de 1995. Estas declarações projecionais estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais difiram substancialmente, incluindo o sucesso de sua estratégia de Gestão de Decisões e de sua iniciativa de reestruturação, a manutenção das relações existentes e sua capacidade de continuar desenvolvendo novos e aprimorados produtos e serviços, sua capacidade de recrutar e reter profissionais competentes tanto na área técnica como administrativa, a concorrência, mudanças na legislação referente à utilização de crédito ao consumidor e de outros dados, a não-realização dos benefícios decorrentes de aquisições, a continuação de ocorrências consideravelmente adversas nas condições econômicas mundiais, bem como outros riscos descritos, de tempos em tempos, nos relatórios registrados pela FICO na Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), inclusive em seu Relatório Anual, preenchido no formulário 10-K para o ano encerrado em 30 de setembro de 2011 e seu último relatório trimestral no formulário 10-Q para o período terminado em 31 de março de 2012. Se algum destes riscos ou incertezas se concretizar, os resultados da FICO podem diferir materialmente das suas expectativas. A FICO não assume nenhuma intenção ou obrigação de atualizar estas declarações com caráter de projeção.

FICO e “Make every decision count” são marcas ou marcas registradas de Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

Newsroom-Kontakte

Greg Jawski
Amerika

greg.jawski@porternovelli.com
+1 212-601-8248

Darcy Sullivan
Europa, Naher Osten und Afrika

dsullivan@fico.com
+44 (0) 209-940-8719

Saxon Shirley
Asien-Pazifik

saxonshirley@fico.com
+65 6422-7795

Marisa Arribas
Lateinamerika

marisaarribas@fico.com
+1 786 482 7231

Milla Delfino
América Latina

milladelfino@fico.com
+55 11 97673-6583