Zum Hauptinhalt wechseln

15. Februar 2013

A FICO Lança a Primeira Solução Analítica para Combater a Fraude em Originações

15. Februar 2013

SAN JOSE – 14 de Fevereiro de 2013 – FICO (NYSE: FICO), a provedora líder em analíticos preditivos e tecnologia para o gerenciamento de decisões, anunciou hoje o lançamento de uma solução avançada para o custoso problema da “fraude em originações”. FICO® Application Fraud Manager é a primeira solução a combinar capacidades avançadas de gerenciamento de decisões e fluxo de trabalho investigativo para “fraude em originações”. A solução é direcionada a ajudar empresas privadas e agências públicas – em múltiplos setores e verticais de mercado – a reduzir perdas e aprimorar o serviço ao cliente.

Enquanto relata-se que fraude em originações custa as empresas de concessão de crédito mais de $6,7 bilhões de dólares por ano, somente nos EUA, os números publicados podem não retratar o escopo completo do problema. A maior parte das fraudes em originações reportadas são de terceiros, o que envolve roubo de identidade – muitos experts da indústria acreditam que o maior problema é a auto-fraude, na qual o criminoso é o consumidor, que obtém crédito (frequentemente ao falsificar informação) sem a intenção de pagar por ele. Este tipo de fraude é, historicamente, difícil de detectar, e, com frequência, as perdas são caracterizadas como dívida e não como fraude. Em seu relatório de outubro de 2012, Fraude em Primeira Pessoa: A Batalha Global Contra os Diabólicos Charge-offs (First-Party Fraud: The Global Battle Against Diabolical Charge-Offs), o grupo de analistas da indústria AITE estimam que a auto-fraude (em primeira pessoa) em cartões de crédito no mundo todo custou $18,5 bilhões em 2012, e passará a $28,6 bilhões em 2016. A fraude em primeira pessoa é também uma questão a ser avaliada em processos de originações em emprestimos imobiliários, empréstimos pessoais e outras linhas de serviços financeiros de negócios, bem como em outras indústrias onde a extensão de privilégios a clientes visando fraudes custam a negócios e governos bilhões de dólares todos os anos. Identificar intenções fraudulentas antes de abrir novas contas, entregar produtos ou prover serviços, ajudam as organizações a reduzir perdas e custos operacionais, enquanto gerenciam riscos regulatórios e operacionais.

Junto ao FICO® Falcon® Fraud Manager, solução líder mundial em fraude transacional, FICO® Application Fraud Manager possibilita ao cliente alavancar as tecnologias de analíticos da FICO no combate à fraude em todo o ciclo de vida do consumidor, começando com a aprovação de novos consumidores. A nova solução pode suportar múltiplos modelos que identificam as fraudes em originaçãopara portfolios específicos, e inclui um algoritmo de fuzzy match configurável que funciona com linguagens multiplas para gerar resultados superiores encontrando maior correspondência de fraudes na base atual. Os outros componentes de FICO Application Fraud Manager incluem administração de dados, suporte a decisões e gerenciador de casos.

O UniCredit Group, uma grande instituição financeira internacional com fortes raízes em 22 países europeus e presença de rede internacional em aproximadamente 50 mercados, adquiriu recentemente os modelos de fraude em originações da FICO para a sua divisão de empréstimos pessoais na Itália. Como reportado pelo departamento de Gerenciamento de Risco do UniCredit, "Nosso principal objetivo era reforçar nossa habilidade de detectar casos potencialmente fraudulentos, ao aumentar eficiência e efetividade em nossas investigações de fraude. Precisávamos de uma solução que nos permitisse focar nos pedidos de crédito com a maior probabilidade de fraude, enquanto aprimorávamos a experiência do cliente. Escolhemos a FICO por sua liderância mundial em analíticos de fraude, bem como sua habilidade de desenvolver uma parceria conosco e aprimorar nossas operações."

Os components do FICO® Application Fraud Manager podem ser usados com o sistema de originações existente da instituição. O FICO Application Fraud Manager partilha alertas relevantes, scores, estratégias, decisões e criação de caso nos difererentes canais, produtos e linhas de negócios. A solução suporta analises de fraude em batch e tempo real, e a FICO oferece opções de implementação múltiplas baseadas em país/ região.

"Desenvolvemos esta solução para entregar resultados rápídos", disse Doug Clare, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produto na FICO. "A arquitetura flexível conduzida por componentes encurta o período de implementação e permite aos negócios adicionar componentes como necessário, e construir seu caminho para a verdadeira proteção da empresa. Os grandes clientes usando nossa solução personalizada de fraude em originações reduziram suas perdas em até 30 % somente no primeiro ano."

“Enquanto muito do que se discute sobre fraude tende a focar em roubo de identidade e fraude de terceiros, a economia fraca e oportunidades de cometer fraude na emissão de crédito continuam a conduzir a perdas por fraudes de primeira pessoa”, disse o Diretor de Pesquisa da CEB TowerGroup Jason Malo. “Empresas que aprovam pedidos para serviços baseados em crédito, sejam elas instituições financeiras, credores hipotecários, varejistas ou outros, precisam de uma solução que avalie proativamente a probabilidade de fraude, bem como o crédito do aplicante”.

O FICO® Application Fraud Manager amplia ainda mais a liderança da FICO em fraudes. FICO® Falcon® Fraud Manager é a solução mais precisa e abrangente para detectar fraude em transações, reduzindo perdas em até 50 % e protegendo mais de 2,5 bilhões de contas de pagamento em todo o mundo. Estas soluções trabalham juntas como parte do portfolio de soluções para gerenciamento de fraudes de empresas da FICO. A FICO recebeu recentemente o status de “best-in-class” pela CEB Tower Group para fraude de cartões e gerenciamento de fraudes de empresas, bem como sistemas de originações para empréstimos a consumidores.

A FICO (NYSE:FICO) entrega soluções superiores de analíticos preditivos que consuzem a decisões mais inteligentes. O uso inovador da matemática pela empresa para prever o comportamento do consumidor transformou indústrias inteiras e revolucionou o modo em que o risco é gerenciado e produtos são comercializados. As soluções inovadoras da FICO incluem o the FICO® Score – a medida padrão do risco do consumidor ao crédito nos Estados Unidos – assim como soluções líderes de mercado para gerenciar contas de crédito, identificar e minimizar o impacto de fraudes, e customizar ofertas ao consumidor com grande precisão. A maior parte dos grandes bancos do mundo, bem como as principais seguradoras, varejistas, empresas farmacêuticas e agências governamentais confiam nas soluções da FICO para acelerar seu crescimento, controlar riscos, incrementar lucros e atender a demandas regulatórias e competitivas. A FICO também ajuda milhões de indivíduos a gerenciar a saúde de seu crédito pessoal através de www.myFICO.com.

Saiba mais através de www.fico.com. FICO: Make every decision count ™.

Declaração sobre Informações Prospectivas
Exceto pelas informações históricas aqui contidas, as declarações contidas neste comunicado à imprensa relativas a FICO ou aos seus negócios são declarações prospectivas (forward-looking statements), conforme definido nas disposições "safe harbor" da Private Securities Litigation Reform Act de 1995. Essas declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais difiram substancialmente, incluindo o sucesso da estratégia de Gestão de Decisões da empresa e o plano de reengenharia, a manutenção de suas relações existentes e sua capacidade de estabelecer novos relacionamentos com clientes e alianças chaves com parceiros, sua capacidade de continuar a desenvolver novos e aprimorados produtos e serviços, sua capacidade de recrutar e reter pessoal técnico e gerencial chave, a concorrência, as alterações regulamentares aplicáveis à utilização de crédito do consumidor e outros dados, a incapacidade de realizar os benefícios esperados de quaisquer aquisições, caso as condições econômicas globais continuem se desenvolvendo de forma adversa e outros riscos descritos de tempos em tempos nos relatórios da FICO para a SEC, incluindo seu Relatório Anual no Formulário 10-K para o ano encerrado em 30 setembro de 2012 e seu último relatório trimestral no Formulário 10 -Q para o período encerrado em 31 de dezembro de 2012. Se algum destes riscos ou incertezas se concretizar, os resultados da FICO podem diferir substancialmente das suas expectativas. A FICO não tem qualquer intenção ou obrigação de atualizar estas declarações prospectivas.

FICO, Falcon e “Make every decision count” são marcas comerciais ou marcas registradas da Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

Newsroom-Kontakte

Amerika