Close Up of Hands on Laptop

May 26, 2010

FICO Recebe Oito Novas Patentes Referentes a Técnicas Analíticas de Pontuação Fraude e Otimização de Lucros

May 26, 2010

São Paulo, 26 de maio de 2010 – A FICO (NYSE: FICO), a fornecedora líder de tecnologia de gestão de decisões e análise, anunciou que recebeu a titularidade de oito novas patentes do Departamento de Patentes e Marcas Registradas dos EUA. Estas patentes, concedidas a vários integrantes da equipe dos Laboratórios da FICO, cobrem inovações em interpretação de pontuação de crédito, detecção de fraude, otimização de linhas de crédito e outras tecnologias analíticas.

Em 4 de maio, foi concedida à empresa uma patente referente a um sistema de estimativa de pontuação de crédito que pode ajudar o consumidor a entender sua pontuação de crédito e o que fazer para melhorar esta pontuação. A invenção inclui uma ferramenta de estimativa de pontuação, uma ferramenta de simulação para a melhor ação a ser tomada, uma ferramenta simples para correção de erros, bem como uma ferramenta de melhoria de pontuação. Esta tecnologia está por trás da ferramenta de estimativa FICO® Score Estimator, disponível como um aplicativo do iPhone e no website www.myfico.com.

Em abril, a FICO recebeu uma patente por uma invenção que analisa as reivindicações de reembolso de planos de saúde usando um modelo de sequenciamento baseado em probabilidades. Esta invenção aprimora a identificação de seguradoras de saúde potencialmente fraudulentas ou abusivas. Ela foi desenvolvida para integrar o sistema FICO™ Insurance Fraud Manager, a base das parcerias da FICO com as maiores organizações de saúde dos Estados Unidos.

As outras três novas patentes da FICO tratam do problema de fraude. A primeira patente oferece um método para se distinguir as solicitações de crédito feitas por candidatos legítimos daquelas feitas por fraudadores. A segunda diz respeito a um sistema que ajuda a detectar e tomar medidas na ocorrência de comprometimentos em massa em caixas eletrônicos. O sistema analisa conjuntos de cartões comprometidos e ajuda as administradoras de cartão a aprimorar suas estratégias de bloqueio e reemissão. A terceira patente contra fraudes trata de um mecanismo que encontra possíveis transações fraudulentas e ainda identifica fraudes em potencial, com base em dados específicos de crédito. Estas invenções foram desenvolvidas como parte do sistema FICO™ Falcon® Fraud Manager, que protege cerca de 65% dos cartões de crédito do mundo.

Na área geral de inovações analíticas, a FICO recebeu uma patente que trata de um novo método de simulação para uma cadeia de valor analítica. Esta invenção utiliza técnicas analíticas que determinam a forma de se otimizar o lucro de um portfólio de contas de crédito, aumentando seletivamente as linhas de crédito para certas pessoas, com base na simulação e no desenvolvimento de “estratégias de aprendizado”.

As demais patentes novas da FICO dizem respeito a um sistema que viabiliza o intercâmbio configurável de mensagens entre aplicativos de software e a um mecanismo para a tomada de decisões que facilita a apresentação, o recebimento e a avaliação de uma solicitação de crédito no modo ASP.

"A função analítica viabilizada pelas novas patentes representa um importante avanço no setor, passando de uma condição em que simplesmente se forneciam a pessoas jurídicas e físicas ferramentas de acesso a informações para um patamar que oferece suporte ao processo decisório", disse Dan Vesset, vice-presidente de programas da área de soluções corporativas analíticas do IDC. "Estas patentes evidenciam o compromisso assumido pela FICO com o mercado de gestão de decisões, introduzindo no mundo dos negócios os últimos avanços acadêmicos feitos na área de análise de dados".

"Embora muitas das maiores empresas de tecnologia estejam apenas começando na área de análise preditiva, nós continuamos com nossos avanços nesta ciência", disse Dr. Andrew Jennings, diretor de pesquisa da FICO e responsável pelos Laboratórios FICO. "Estas novas patentes apresentam uma visão do trabalho inovador que realizamos todos os dias com a finalidade de ajudar as empresas, nossas clientes, a obter rentabilidade e proteger seus próprios clientes".

Hoje, a FICO é titular de 92 patentes. Nos últimos meses, a empresa entrou com um requerimento, solicitando a outorga de quatro novas patentes e tem, no momento, cerca de 160 processos de solicitação de patentes em trâmite nos Estados Unidos e em outros países.

A FICO (NYSE:FICO) transforma a maneira de se fazer negócios, fazendo com que cada decisão seja importante. As soluções de Gestão de Decisões da FICO combinam assessoria de confiança, análise de classe mundial e aplicações inovadoras, atribuindo às organizações a capacidade de automatizar, melhorar e conectar decisões em todos os seus negócios. Clientes de 80 países trabalham com a FICO para aumentar a fidelização e a rentabilidade de seus próprios clientes, reduzir perdas derivadas de fraudes, gerir o risco de crédito, atender a exigências legais e demandas competitivas, bem como construir participação de mercado rapidamente. Além disso, a FICO ajuda milhões de pessoas a gerir a saúde de seus créditos por meio do website www.myFICO.com.

Declarações da FICO referentes a informações com caráter de projeção
Com exceção das informações históricas contidas neste comunicado à imprensa, as demais declarações, referindo-se à FICO ou a seus negócios, tem caráter de projeção, de acordo com o significado atribuído à expressão “porto seguro” pela lei dos Estados Unidos, denominada “Private Securities Litigation Reform Act of 1995”. Estas declarações projecionais estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais difiram substancialmente, incluindo o sucesso de sua estratégia de Gestão de Decisões e de sua iniciativa de reestruturação, a manutenção das relações existentes e sua capacidade de estabelecer novas relações com clientes e importantes parceiros de alianças, sua capacidade de continuar desenvolvendo novos e aprimorados produtos e serviços, sua capacidade de recrutar e reter profissionais competentes tanto na área técnica como administrativa, a concorrência, mudanças na legislação referente à utilização de crédito ao consumidor e de outros dados, a não-realização dos benefícios decorrentes de aquisições, a continuação de ocorrências consideravelmente adversas nas condições econômicas mundiais, bem como outros riscos, descritos, de tempos em tempos, nos relatórios registrados pela FICO na Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), inclusive em seu Relatório Annual, preenchido no formulário 10-K, referente ao ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010, e em seu relatório trimestral, apresentado no formulário 10-Q, para o período encerrado em 31 de março de 2010. Se algum destes riscos ou incertezas se concretizar, os resultados da FICO poderão diferir substancialmente daqueles previstos. A FICO não assume nenhuma intenção ou obrigação de atualizar estas declarações com caráter de projeção.

Newsroom Contacts

Americas