Pesquisa da FICO aponta que 37% dos brasileiros já desistiram de fazer uma compra online por esquecerem a senha

Hábitos dos consumidores para lembrar senhas e adesão a novas tecnologias de autenticação, como biometria, são analisados pela empresa líder mundial em software de análise preditiva

Article
Radial circle

Fraud Protection & Compliance

São Paulo, junho 26 de 2020 —

O comércio virtual teve grande crescimento durante a pandemia do coronavírus, já que muitos estabelecimentos comerciais ficaram fechados. Para realizar compras online, cada e-commerce solicita que o usuário utilize uma senha, e isso acaba sendo uma barreira que impede muitas vendas: de acordo com um estudo da FICO, líder mundial em software de análise preditiva, 37% dos consumidores brasileiros já desistiram de adquirir algum produto pela internet pois esqueceram sua senha do site.

O estudo destaca alguns hábitos do brasileiro para recordar suas diversas senhas que trazem diversos riscos. 29% dos consumidores utilizam 5 ou menos senhas em todas suas contas e 23% optam por deixar todas anotadas, por exemplo, num caderno ou no próprio celular

O brasileiro está aceitando cada vez mais as novas tecnologias de autenticação — 86% concordam em fornecer sua biometria para seu banco e 89% aprovam que a instituição financeira analise a forma como digitam sua senha para ampliar a segurança. Dentre os recursos biométricos, 83% utilizariam impressão digital, 54% leitura facial e 35% varredura ocular.

A pesquisa também identificou que a forma tradicional de autenticação com login e senha está com cada vez menos adeptos nos dispositivos móveis — apenas 45% de preferência quando o brasileiro acessa aplicativos de bancos. 53% preferem entrar em suas contas com senhas geradas por SMS a cada acesso, 50% consideram a leitura de impressão digital como boa alternativa, 36% optam por leitura facial e 34% preferem que novas senhas aleatórias sejam sempre enviadas por e-mail.

“A pesquisa destacou que o brasileiro está interessado em novas tecnologias de autenticação que facilitem seu dia a dia. Num ambiente competitivo em que mais e mais atividades são realizadas digitalmente, proporcionar aos clientes uma experiência agradável, eficiente e segura quando eles usam suas contas e adquirem produtos online é uma grande vantagem competitiva”, afirma Alexandre Nardy, Consultor de Fraude da FICO.

Sobre a FICO
A FICO fornece decisões que ajudam pessoas e negócios a prosperarem em todo o mundo. Fundada em 1956 e com sede no Vale do Silício, a companhia é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar as decisões operacionais. A FICO detém mais de 200 patentes globais de tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e o crescimento dos negócios para as áreas de serviços financeiros, telecomunicações, saúde, varejo, entre outras. Usando as soluções da FICO, empresas em mais de 100 países realizam diversas transações desde proteger 2,6 bilhões de cartões de pagamento contra fraudes e ajudar pessoas a conseguir crédito até garantir que milhões de aviões e carros alugados estejam no local correto na hora exata. Saiba mais em https://www.fico.com/br. Ou ainda em https://twitter.com/fico & https://www.fico.com/en/blogs/. Para notícias e press releases, acesse www.fico.com/news.

FICO é a marca registrada da Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e outros países.

Public Relation – FICO
milladelfino@fico.com
Contato com a imprensa
InPress Porter Novelli
Alan Mariasch
+55 11 3323 3795 / +55 11 98606 6854
alan.mariasch@inpresspni.com.br

Infographic

Media contacts

Americas

Greg Jawski

Europe, Middle East & Africa

Darcy Sullivan

dsullivan@fico.com
+44 (0) 209-940-8719

Asia Pacific

Saxon Shirley

saxonshirley@fico.com
+65 6422-7795

Latin America

Marisa Arribas

marisaarribas@fico.com
+1 786 482 7231

América Latina

Milla Delfino

milladelfino@fico.com
+55 11 97673-6583

Take the next step

Connect with FICO for answers to all your product and solution questions. We look forward to hearing from you.