Pesquisa indica que 92% dos brasileiros estão dispostos a adquirir produtos bancários de forma online

11 junho de 2020

Levantamento da FICO apresenta os novos hábitos bancários do consumidor e suas ferramentas virtuais preferidas para verificação de identidade

Fraud & Security June 11, 2020

São Paulo, 11 junho de 2020

Durante a atual pandemia, imagens de grandes filas em bancos são constantes nos noticiários. Mas um estudo da FICO, líder mundial em software de análise preditiva, comprovou que, caso tenham essa opção, a maioria dos brasileiros já está confiante para resolver tudo sem sair de casa — 92% dos entrevistados estão dispostos a adquirir produtos bancários de forma online. Os canais preferidos são o aplicativo do banco (43%) e o seu site (28%).

O brasileiro tem preferência por contratar dois produtos bancários online: conta corrente (83%) e cartão de crédito (80%). Já a solicitação de empréstimo tem uma menor adesão virtual (41%), sendo por enquanto ainda mais realizada presencialmente.

E dentro desse contexto, ferramentas de verificação de identidade ganham cada vez mais relevância, sendo que os consumidores esperam digitalizar documentos e tirar selfies como passos para poder fazer essas aquisições pela internet. Os métodos preferidos são prova de identidade (79%), prova de residência (72%) e cadastro biométrico (57%) – caso outra opção seja apresentada, 17% desistem completamente da contratação do serviço e 19% vão buscar um concorrente.

“Os resultados da pesquisa da FICO indicam os novos hábitos do brasileiro em relação às instituições financeiras e ao consumo de seus produtos e serviços. Está cada vez mais evidente a preferência por soluções online para questões que antes eram resolvidas apenas nas agências. E isso traz grandes desafios e oportunidades para os bancos, que devem adequar sua estrutura de atendimento virtual para que os consumidores abram as contas de maneira mais segura e rápida. Tecnologias que facilitam a prova de identidade, como machine learning analíticos, serão cada vez mais importantes dentro dessa nova realidade”, afirma Alexandre Nardy, Consultor de Fraude da FICO.

Clique aqui para acessar um infográfico com os resultados da pesquisa.

A FICO fornece decisões que ajudam pessoas e negócios a prosperarem em todo o mundo. Fundada em 1956 e com sede no Vale do Silício, a companhia é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar as decisões operacionais. A FICO detém mais de 180 patentes globais de tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e o crescimento dos negócios para as áreas de serviços financeiros, telecomunicações, saúde, varejo, entre outras. Usando as soluções da FICO, empresas em mais de 100 países realizam diversas transações desde proteger 2,6 bilhões de cartões de pagamento contra fraudes e ajudar pessoas a conseguir crédito até garantir que milhões de aviões e carros alugados estejam no local correto na hora exata. Saiba mais em https://www.fico.com/br. Ou ainda em https://twitter.com/fico & https://www.fico.com/en/blogs/. Para notícias e press releases, acesse www.fico.com/news.

FICO é a marca registrada da Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e outros países.

Public Relation – FICO

Contato com a imprensa